Sobre o ForStab+

O ForStab+ é um programa computacional desenvolvido para a análise e o dimensionamento de aterros construídos sobre solos moles reforçados com geossintéticos. Foi desenvolvido em ambiente Windows com facilidades gráficas para tornar o programa amigável. O programa possui uma seqüência lógica e simples para a entrada de dados, mas bastante completa no que se refere a geometria do aterro e parâmetros de resistência e compressibilidade dos solos.

O programa faz análises de equilíbrio limite considerando rupturas circulares pelo método de Bishop Simplificado. O ForStab+ apresenta a opção de se considerar a variação de resistência não drenada do solo mole com o tempo devido ao seu adensamento. Isto tem reflexo direto no cálculo do Fator de Segurança (FS) que, não só pelo aumento de Su, mas também pela variação da resistência disponível do reforço por fluência, sobre variação ao longo do tempo. Assim, para definição do FS o programa calcula o aumento da resistência não drenada do solo de fundação para tempos incrementais através da dissipação da poropressão gerada pela construção do aterro através da teoria do adensamento. Para cada incremento o programa faz uma busca da superfície crítica a partir de uma malha de centros com geração de várias superfícies com diferentes raios para cada centro. Sempre que o fator de segurança para uma determinada superfície for menor do que o mínimo especificado pelo usuário o programa calcula qual a força necessária (Tmin) para elevar o Fator de Segurança até o valor especificado. Esta força é aplicada horizontalmente na base do aterro e resulta em um momento estabilizante que é somado ao momento estabilizante calculado no método de Bishop Simplificado.

Uma vez calculada a variação do FS sem reforço e o valor de Tmin ao longo do tempo o programa compara as curvas de Tmin com as curvas de resistência disponível (Tdisp) dos reforços fabricados pela Huesker, relacionados em um banco de dados do próprio programa. Como já foi dito, o valor de Tdisp ao longo do tempo varia em função dos efeitos de fluência ao longo do tempo bem como fatores de redução referentes a danos de instalação, agressividade do meio e incertezas. A partir da comparação das curvas de Tmin e Tdisp o usuário pode selecionar qual o tipo de reforço e a resistência ótima e ainda conhecer o valor do FS da obra ao longo do tempo e o instante onde o FS é crítico.

 

MENU PRINCIPAL